História e Cinema - Filmes sobre o período da Guerra Fria


DOUTOR FANTÁSTICO (1963) -
de Stanley Kubrick. Sátira pacifista sobre os perigos de uma guerra nuclear.

ILUSÃO PERDIDA (1950) - de George Seaton. Documentário mostrando o "corredor aéreo" organizado pela Força Aérea americana para sustentar Berlim Ocidental na crise do pós-guerra.

MOSCOU CONTRA OO7 (1963) - de Terence Young. Segundo filme de uma série típica da guerra fria. Baseada em obra de Ian Fleming, é mais uma aventura do agente britânico James Bond, o 007, em luta contra a Spectre, organização criminosa internacional.

LIMITE DE SEGURANÇA (1964) - de Sidney Lumet. Um acidente cria séria ameaça de guerra e induz ao bombardeamento da União Soviética pelos Estados Unidos.

MASH (1970) - de Robert Altman. Sátira antimilitarista, focalizando um hospital de campanha norte-americano na Guerra da Coréia.

SÍNDROME DA CHINA (1979) - de James Bridges. Ao filmar uma usina nuclear nos Estados Unidos, uma repórter testemunha um perigoso acidente.

JOGOS DE GUERRA (1983) - de John Badham. Um adolescente provoca pânico quando consegue, por meio de seu microcomputador, penetrar no sistema de defesa norte-americano.

O DIA SEGUINTE (1983) - de Nicholas Meyer. Sobre os efeitos devastadores de um hipotético bombardeio nuclear dos Estados Unidos.

CATÁSTROFE NUCLEAR (1985) - de Mick Jackson. Misto de documentário e ficção, mostra as consequências de uma explosão nuclear.