História e Cinema - Filmes sobre o período capitalista situado entre 1950 e 1990


O SOL É PARA TODOS (1962) - de Robert Mulligan. Sobre um advogado branco que aceita defender um negro acusado de rapto em região racista do Sul dos Estados Unidos.

SEM DESTINO (1969) - de Dennis Hopper. Dois jovens dos anos 1960, em viagem de moto pelo interior dos Estados Unidos, defrontam-se com o conservadorismo e a violência.

DIAS DE FOGO (1971) - de Haskell Wexler. Visão dos principais acontecimentos de 1968 nos Estados Unidos.

TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE (1976) - de Alan Pakula. Carl Bernstein e Bob Woodward, jornalistas do Washington Post, investigam a invasão da sede do Partido Democrata ocorrida durante a campanha presidencial de Richard Nixon, em 1972 (caso Watergate).

MISSISSÍPI EM CHAMAS (1988) - de Alan Parker. Sobre dois policiais que, no estado racista do Mississípi, EUA, investigam crimes da Ku Klux Klan na época da luta pelos direitos civis dos negros.

WALL STREET (1987) - de Oliver Stone. Os bastidores do maior centro financeiro norte-americano, mostrados por meio da ascensão profissional de um jovem corretor.

JFK (1991) - de Oliver Stone. Nova abordagem, mesclada com documentários, do assassinato de John Kennedy em 1963.

FORREST GUMP, O CONTADOR DE HISTÓRIAS (1994) - de Robert Zemeckis. Por meio da história pessoal de um norte-americano com deficiência mental, são revisitados os mais importantes acontecimentos dos Estados Unidos nas últimas décadas.

PÁGINAS DA REVOLUÇÃO (1995) - de Roberto Faenza. Mostra a gradativa conscientização política de um velho jornalista, que ajuda jovem perseguido pela ditadura de Salazar, em Portugal.

CAPITÃES DE ABRIL (2000) - de Maria Medeiros. Sobre a Revolução dos Cravos de abril de 1974 em Portugal.

JAPÃO - UMA VIAGEM NO TEMPO (1986) - de Walter Salles Júnior. Documentário sobre o Japão, sua economia, tradições, vida urbana, rural, etc.